Política e Administração Pública

Projeto cria 580 cargos e funções para Tribunal de Justiça do DF

18/09/2014 - 10:41  

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 7722/14, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), que cria 182 cargos de analista judiciário, 173 de técnico judiciário. A proposta também cria 25 cargos comissionados, de livre nomeação e exoneração, e 200 funções comissionadas.

Segundo o tribunal, o projeto é uma readequação de outro (PL 4312/12) que criava 2.666 cargos e funções e foi retirado de tramitação em 2013 por causa da redução de recursos no Orçamento.

Estrutura
A maioria dos novos cargos e funções deve ser destinada a quatro fóruns criados pelo TJDFT em regiões administrativas do Distrito Federal (Guará, Recanto das Emas, Itapoã e Águas Claras). A expectativa é que a nova estrutura atenda 382 mil pessoas. “Essa estatística aparta qualquer dúvida quanto à necessidade de criação dessas unidades judiciais e das respectivas estruturas administrativas”, aponta a justificativa enviada pelo tribunal.

Os novos servidores também deverão trabalhar em varas especializadas como as de Execução de Medidas Socioeducativas; de Execução Penal; e de Execuções das Penas e Medidas Alternativas. Além disso, há previsão de três centros de tecnologia da informação para atender as áreas mais afastadas.

De acordo com o TJDFT, o impacto orçamentário dos novos cargos e funções será de R$ 46,30 milhões em 2014 e 49,49 milhões de 2015 a 2017.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e em regime de prioridade. O texto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7722/2014

Íntegra da proposta