Política e Administração Pública

Relatório preliminar ao projeto da LDO é lido na Comissão Mista de Orçamento

02/07/2014 - 19:46   •   Atualizado em 05/08/2014 - 18:11

O relator do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO - PLN 3/14), senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), fez a leitura do relatório preliminar ao projeto, com o acolhimento de 9 das 14 emendas apresentadas por deputados e senadores. O parecer define como será feita a apresentação de emendas ao relatório final da LDO de 2015.

Segundo o relatório preliminar, cada congressista poderá apresentar até três emendas individuais para integrar o Anexo de Metas e Prioridades da proposta orçamentária de 2015. Também estabelece que as 15 ações de interesse nacional mais indicadas pelo conjunto dos parlamentares serão acolhidas na versão final a ser votada pela CMO.

As emendas acolhidas foram apresentadas pelos deputados Jaime Martins (PSD-MG), Jovair Arantes (PTB-GO) e Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO); e pelos senadores Cyro Miranda (PSDB-GO), Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Lúcia Vânia (PSDB-GO).

Adiamento da votação
O relatório precisa ser votado antes do recesso legislativo, com início previsto para 18 de julho. A falta de quórum, no entanto, voltou a derrubar os trabalhos da Comissão Mista de Orçamento (CMO) nesta quarta-feira (2).

O deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), presidente da CMO, negou que a obstrução anunciada pela oposição seja a razão do adiamento da votação do relatório preliminar da LDO. Segundo ele, os trabalhos da comissão e a votação do relatório de Vital do Rêgo têm sido impedidos por uma "questão conjuntural": a Copa do Mundo.

Devanir afirmou que se não houver jogo do Brasil na próxima semana - no caso de a seleção brasileira não se classificar para as semi-finais -, a CMO deve reunir-se na terça (8). Se houver partida, a reunião será transferida para o dia seguinte. A comissão precisa votar o relatório preliminar para abrir prazo para apresentação de emendas parlamentares ao projeto da LDO.

Além da Copa, o presidente da CMO disse que as convenções partidárias para definição dos candidatos às eleições de outubro têm contribuído para "balançar o quórum", contribuindo para adiar o exame das matérias pendentes.

Crédito especial
Além do relatório preliminar da LDO, a CMO deve votar na próxima semana o PLN 4/14, que abre crédito especial de R$ 50,9 milhões em favor da Justiça Eleitoral e dos ministérios de Minas e Energia e dos Transportes.

A CMO espera votar ainda o PLN 5/14, que altera a LDO em vigor (Lei 12.919/13) para viabilizar reajuste de escrivão, agente e papiloscopista da Polícia Federal. O reajuste, que consta da Medida Provisória (MP) 650/14, é fruto de negociação para evitar uma greve da PF.

Da Redação – JJ
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLN 3/2014