Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

  • Acessível em Libras
  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto
Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Câmara Notícias > Administração Pública > Divulgados os vencedores do Hackathon, a maratona hacker promovida pela Câmara
28/11/2013 - 11h42

Divulgados os vencedores do Hackathon, a maratona hacker promovida pela Câmara

Arquivo - Antonio Augusto
Cãmara - partipação pop. - Hackathon - Hackers reunidos no Salão Branco da Câmara. 29.10.13
Hackers reunidos na Câmara na fase final do concurso, no fim de outubro.

A comissão avaliadora do 1º Hackathon, maratona hacker promovida pela Câmara dos Deputados para desenvolvimento de aplicativos para aumentar a transparência do trabalho parlamentar e ampliar a compreensão do processo legislativo, escolheu os três aplicativos vencedores:

• Meu Congresso: aplicativo que reúne informações sobre o mandato dos parlamentares e as empresas que receberam pagamentos relacionados à cota parlamentar;
• Monitora, Brasil: app para celulares que possibilita o acompanhamento da assiduidade dos deputados e dos projetos propostos, organiza rankings, lista de twitters e outras informações relativas ao mandato;
• Deliberatório: jogo de cartas offline que simula o processo de discussão e deliberação das proposições na Câmara dos Deputados.

Os prêmios deverão ser entregues aos vencedores no dia 11 de dezembro, em cerimônia na Câmara dos Deputados. Cada projeto receberá R$ 5 mil, prêmio concedido pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindilegis), patrocinador do concurso

Projetos
No total, 22 projetos foram apresentados pelos participantes. Doze buscavam facilitar o conhecimento sobre deputados e seu trabalho, permitindo ao cidadão acompanhar a transparência do mandato e fornecendo subsídios para o controle social: Gênero & Participação, TEMA, Retórica, Meu Congresso, Monitora Brasil, PoliticaMe, Parlamentares no Radar parlamentar, Espia Câmara, A Base do Deputado, FuteCâmara, Cara a Cara do Congresso e Sistema do Índice de Transparência Parlamentar.

Outros três projetos enfocaram a participação popular, permitindo ao cidadão acompanhar projetos ou discussões de seu interesse e manifestar-se a respeito. São eles: e-Democracia app, Vigia político e IMMI (Isso Muito Me Interessa).

Os sete projetos restantes basearam-se em informações sobre o processo legislativo, em que o cidadão pode acompanhar as atividades da Câmara em suas redes sociais ou aprender mais sobre o processo legislativo utilizando aplicativos de jogos: Extrato Legislativo, Oi Câmara, Deliberatório, Olho na Câmara dos Deputados, Parlamento virtual, Opovounido.com, Infoseca.

Em breve, todos estes aplicativos estarão disponíveis em página do portal da Câmara, e, na medida do possível, serão integrados a outras informações, sistemas e aplicativos da instituição.

Clique aqui para saber mais informações sobre o Hackathon, os projetos e aplicativos do concurso. Ou ligue para o telefone (61) 3216-6005.

Da Redação - ND
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



  • Câmara Notícias
    Expediente
    Disque-Câmara: 0800 619 619

Mapa do Portal