Política e Administração Pública

Câmara encerra hoje maratona hacker para transparência legislativa

Das 27 propostas de aplicativos, apenas três serão escolhidos. Os projetos vencedores serão conhecidos nesta sexta-feira (1º) e receberão, cada um, R$ 5 mil.

31/10/2013 - 08:34  

selo da Maratona Hacker

Acontecem hoje as últimas atividades do concurso Hackathon – Maratona Hacker, promovido pela Câmara dos Deputados com a participação de 50 hackers. Os concorrentes apresentam individualmente ou em equipe 27 propostas de aplicativos, selecionadas entre 99 que foram avaliadas pela comissão organizadora.

Em um ambiente montado dentro do prédio da Câmara, no Salão Branco, com internet de alta velocidade e projetores multimídia, desde terça-feira (29) eles desenvolvem os aplicativos a partir dos dados disponíveis no portal da Câmara na internet e de outras bases públicas, além de conversas informais com parlamentares, gestores e técnicos da Casa.

Uma comissão avaliadora formada por um parlamentar, técnicos da Casa e representantes da sociedade vai escolher os três projetos vencedores, que receberão, cada um, R$ 5 mil de prêmio com patrocínio do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis).

Os vencedores serão conhecidos nesta sexta-feira (1º).

Entre os aplicativos selecionados estão um mapa da seca no Brasil para monitoramento pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, outro para acompanhar a atuação parlamentar da bancada feminina com projetos e votações. A maioria das sugestões trata da transparência do processo legislativo e tem o objetivo de mostrar de uma forma mais clara a atuação parlamentar em geral.

A Hackathon faz parte de uma nova fase de transparência, decorrente da recente Lei do Acesso à Informação (12.527/11), a chamada transparência 2.0. O formato estimula o desenvolvimento de aplicativos que sejam por si mesmos implementáveis, ou seja, não dependam de nenhuma integração com os sistemas tecnológicos da Câmara.

Confira a programação completa.

Da Redação – DL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.