Política e Administração Pública

Presidente do TCU quer ouvidorias para aumentar transparência no setor público

18/09/2013 - 16:43  

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, defendeu, nesta quarta-feira (18), em seminário na Câmara, a ampliação das ouvidorias como forma de promover a transparência no setor público. Ele ressaltou que esses órgãos têm se consolidado como um importante canal de interação com a sociedade.

“O controle social tem de ser estimulado para diminuir os desvios e a corrupção e, assim, garantir mais eficiência e efetividade do Estado brasileiro”, declarou Nardes.

Geraldo Magela/Agência Senado
Seminário sobre ouvidorias da Câmara, do Senado e do Tribunal de Contas da União (TCU) – Ouvidor da Câmara, deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), faz palestra.
Marquezelli: Ouvidoria da Câmara receberá cidadãos de forma individual.

A exigência crescente de mecanismos de transparência no Poder Legislativo e os desafios das ouvidorias no aperfeiçoamento desse processo foram o foco do debate promovido pelas ouvidorias da Câmara, do Senado e do TCU.

Além de Nardes, compuseram a mesa de abertura do seminário a secretária-geral da Mesa do Senado, Cláudia Lyra – representando a ouvidora-geral da Casa, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO); os ouvidores da Câmara, deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP); do TCU, Eduardo Duailib; e o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, Antonio Joaquim Moraes Neto.

Ouvidoria da Câmara
A Ouvidoria Parlamentar da Câmara dos Deputados foi criada em 2001 e, desde então, instituiu-se como um órgão de comunicação com a sociedade. Entre as funções do ouvidor está receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes as reclamações de pessoas físicas ou jurídicas sobre violação dos direitos e liberdades fundamentais e abuso de poder. Ele também recebe queixas sobre problemas no funcionamento dos serviços legislativos e administrativos da Casa, entre outras funções.

Desde 2008, funciona na Câmara o SisOuvidor, um sistema automatizado de atendimento direto com a sociedade. As pessoas interessadas também podem acessar a Ouvidoria pelo telefone 0800-619619.

No encontro de hoje, Marquezelli anunciou que o serviço 0800 passará a atuar de forma diferente, não apenas recebendo críticas e sugestões, mas também recebendo diretamente, de maneira individualizada, os cidadãos que procurarem a ouvidoria.

Da Redação/MO
Com informações da Agência Senado

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