Política e Administração Pública

Projeto libera R$ 3 bi para melhorar serviços públicos nos municípios

19/08/2013 - 14:45  

A Câmara analisa proposta que autoriza a União a conceder aos municípios brasileiros R$ 3 bilhões na forma de auxílio financeiro para melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados pelas municipalidades. A autorização está no Projeto de Lei 6020/13, do Executivo. Pelo texto, o pagamento será feito em duas parcelas iguais: a primeira até 15 de agosto de 2013 e a segunda até 15 de abril de 2014.

Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a despesa gerada para o ano de 2013 será incorporada à programação orçamentária e financeira do exercício, por ocasião da reavaliação bimestral de receitas e despesas, ficando a execução condicionada à inclusão de dotação no Orçamento Geral da União. Para o ano de 2014, a despesa já deverá constar na Lei Orçamentária de 2014.

O rateio dos valores será feito conforme os coeficientes individuais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), segundo regras definidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A fixação dos coeficientes individuais de participação dos municípios no FPM é efetuada com base nas populações de cada município brasileiro – enviadas ao TCU pelo IBGE até o dia 31 de outubro de cada exercício – e também na renda per capita de cada estado, informada pelo IBGE.

Tramitação
O projeto tramita em regime de urgência e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, segue para a análise do Plenário.

Reportagem – Murilo Souza
Edição - Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6020/2013

Íntegra da proposta