Política e Administração Pública

Votação de relatório preliminar da LDO é remarcada para quarta

06/08/2013 - 18:41   •   Atualizado em 06/08/2013 - 22:08

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) adiou para esta quarta-feira (7), às 14 horas, a votação do relatório preliminar da proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO – PLN 2/13) para 2014.

Segundo o presidente do colegiado, senador Lobão Filho (PMDB-MA), há um acordo para a votação do parecer após a decisão da Câmara sobre o Orçamento Impositivo (PEC 565/06). A comissão especial da Casa sobre a matéria aprovou o relatório final nesta terça-feira (6).

A reunião da CMO será realizada no Plenário 2.

Emendas
Após a aprovação do relatório preliminar, será aberto o prazo para apresentação de emendas pelos parlamentares à LDO. Somente após essas etapas, a comissão votará o relatório final, que, em seguida, deverá ser aprovado em sessão do Congresso Nacional (Câmara e Senado) para virar lei.

A LDO, que orienta a elaboração do Orçamento da União, deveria ter sido aprovada até 17 de julho, mas não houve acordo entre os partidos. No último dia 16, o relator da proposta, deputado Danilo Forte (PMDB-CE), chegou a ler o parecer preliminar no Plenário da CMO, mas não houve quórum para votação. Seriam necessários 18 deputados e 7 senadores, porém, apenas 4 senadores estavam presentes.

Depois de aprovado o parecer preliminar, Forte espera que a votação da LDO seja concluída, no máximo, até a terceira semana de agosto. Ele afirmou que o prazo para apresentação de emendas será reduzido de dez para três dias, a fim de que seja possível a aprovação do texto pelo Congresso antes que o governo envie a proposta orçamentária de 2014 (LOA), no dia 31 de agosto.

Em seu texto preliminar, Forte aumentou de três para cinco o número de emendas que poderão ser feitas ao texto final da LDO por bancadas estaduais e comissões da Câmara e do Senado. Já os parlamentares continuam a ter direito a duas emendas.

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta