Política e Administração Pública

Segurança aprova contratação de presos para obras em penitenciárias

12/06/2013 - 11:52  

Arquivo/ Saulo Cruz
Keiko Ota
Keiko Ota recomendou que o percentual de presos contratados seja especificado em edital.

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou na última quarta-feira (5) proposta que prevê a contratação de presos e ex-presidiários para obras ou serviços em penitenciárias.

O projeto altera a Lei de Licitações e Contratos (8.666/93), estabelecendo que, em todas as licitações para obras e serviços nesses estabelecimentos, a administração poderá incluir essa exigência. O percentual de presos entre os trabalhadores deverá ser especificado no edital da licitação.

O texto aprovado é o Projeto de Lei 6808/10, da deputada Sueli Vidigal (PDT-ES), na forma do substitutivo aprovado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

A proposta original estabelecia percentuais fixos para a contratação de presidiários e ex-presos. Esse ponto foi alterado na Comissão de Trabalho – mudança com a qual a relatora na Comissão de Segurança, deputada Keiko Ota (PSB-SP), concordou. “É muito mais racional que o administrador imponha, em edital, exigência compatível com a especificidade de cada obra ou serviço”, disse Keiko. Para a deputada, essa flexibilização poderá resultar em mais postos de trabalho criados.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6808/2010

Íntegra da proposta