Política e Administração Pública

Governador do Pará quer zerar alíquota do Pasep para estados e municípios

13/03/2013 - 13:27  

O governador em exercício do Pará, Helenilson Pontes, cobrou há pouco que a União zere a alíquota de Pasep cobrada de estados e municípios. Segundo ele, estados e municípios são obrigados a devolver à União 1% de todas as transferências correntes que recebem e 1% da arrecadação própria para o Pasep.

“O Pasep é um tipo de entulho tributário”, criticou. “Ele representa 1% dos orçamentos de estados e municípios e 1% das transferências correntes que recebem. São estados e municípios que já não conseguem cumprir as necessidades e precisam devolver 1%”, disse.

Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/audios/13d649de4de.mp3' _fcksavedurl='http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/audios/13d649de4de.mp3'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Ouça discurso do governador do Pará.

Essa mudança, segundo ele, poderia ser feita por meio de emenda a qualquer medida provisória em tramitação na Casa. Ele ressaltou que a União tem zerado alíquotas para incentivar a produção e o consumo e também poderia arcar com essa perda do Pasep. “ Um artigo em uma lei aliviaria todos estados e municípios, com efeito imediato no caixa”, disse.

Ele cobrou a restituição do princípio de horizontalidade entre os entes federativos, segundo o qual os estados, municípios e a União tem autonomia financeira. “Essa autonomia tem sido deteriorada por um processo lento e gradual de fortalecimento do poder central e enfraquecimento dos poderes estaduais e federais. O prejuízo fica para o cidadão”, disse.

Pontes é vice-governador e esta à frente do governo porque o titular, Simão Jatene, se afastou para tratar um problema cardíaco.

A reunião com os governadores ocorre no Salão Negro do Congresso.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Daniella Cronemberger

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.