Política e Administração Pública

Unificação de ICMS "liquidaria" estados mais pobres, afirma governador do MS

13/03/2013 - 13:01  

O governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, criticou há pouco a proposta de unificar as alíquotas do ICMS e afirmou que a medida “liquidaria” os estados mais pobres da federação. “Quando se pensa na unificação das alíquotas a 4%, o nosso Centro-Oeste é liquidado, o Amazonas é liquidado”, disse. Segundo ele, quase todos os estados estão com dívidas impagáveis.

Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/audios/13d648dafc9.mp3' _fcksavedurl='http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/audios/13d648dafc9.mp3'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Ouça discurso do governador de Mato Grosso do Sul.

Pucinelli também reclamou da indexação do ICMS a percentuais estipulados pelo governo. “Quanto mais arrecadamos, e nosso único tributo é o ICMS, mais temos de pagar à União”, disse.

Segundo o governador, uma solução para os estados quitarem a dívida é pegar recursos em bancos privados. Os bancos estariam oferecendo juros de 4% contra os 12% atualmente pagos pelos estados. “Qual é o impedimento legal de fazer isso? É vontade política. Os estados estão morrendo. Clamamos por justiça da Federação para com seus filhos.”

A reunião com os governadores ocorre no Salão Negro do Congresso.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Daniella Cronemberger

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.