Política e Administração Pública

Governador de Sergipe vê dificuldade para buscar consenso entre estados

13/03/2013 - 12:57  

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, afirmou há pouco que a reunião dos presidentes da Câmara e do Senado com os governadores terá alcance limitado para a reforma do pacto federativo. “Não sei se teremos condições de, a partir desta reunião, encontrar soluções que atendam aos estados, pois há conflitos distributivos e discussões legítimas entre os estados para evitar perdas”, declarou. “Construir uma fórmula que preserve os interesses de todos não é operação fácil”, declarou, antes do início do encontro.

Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/audios/13d64852e71.mp3' _fcksavedurl='http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/audios/13d64852e71.mp3'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Ouça entrevista com o governador de Sergipe.

Apesar disso, Déda classificou como “extraordinária” a iniciativa do Congresso de promover a discussão. “Esse debate tem que ser travado aqui, no Congresso. É aqui que precisamos trazer as angústias dos estados, a ansiedade para termos um sistema tributário mais ágil, eficaz e que atenda às necessidade da sociedade, com uma divisão mais justa da arrecadação entre os três níveis, acabando com a concentração tão grande [da arrecadação] nas mãos da União, que contraria o espírito da Constituição”, acrescentou.

A reunião com os governadores ocorre no Salão Negro do Congresso.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Daniella Cronemberger

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.