Política e Administração Pública

Governadores alertam para capacidade de custeio dos estados, diz Wagner

13/03/2013 - 12:48  

O governador da Bahia, Jaques Wagner, disse há pouco que, em reunião preparatória realizada ontem, diversos governadores demonstraram preocupação com a capacidade de custeio dos estados. “No ano passado, houve frustação quanto à expectativa de arrecadação. E o ano começa com essa tensão”, disse Wagner, que participa de reunião convocada pelos presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros, com os governadores.

Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/audios/13d6472e952.mp3' _fcksavedurl='http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/audios/13d6472e952.mp3'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Ouça entrevista com o governador da Bahia.

Wagner disse também que não acredita na possibilidade de consenso em assuntos como a unificação do ICMS e o Fundo de Participação dos Estados (FPE). “A alíquota única do ICMS, assim como os royalties do petróleo, não unifica os governadores e não foi trazida como ponto de debate pelos governados”, afirmou.

Para ele, se a alíquota do ICMS for reduzida sem um política de desenvolvimento regional eficiente, será difícil garantir o desenvolvimento dos estados que estão mais distantes dos principais centros do País. Wagner defende alíquota de 7% para o Norte e Nordeste e de 4% para o Sul e Sudeste.

A reunião com os governadores ocorre no Salão Negro do Congresso.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Daniella Cronemberger

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.