Política e Administração Pública

Gramado em frente ao Congresso terá garagem subterrânea com 10 mil vagas

31/01/2013 - 20:01  

Jonas Pereira/ Agência Senado
Reunião dos presidentes José Sarney e Marco Maia com o governador Agnelo Queiroz.
Agnelo Queiroz mostrou os planos para Marco Maia (esq.) e José Sarney.

Um estacionamento subterrâneo será construído no gramado da Esplanada dos Ministérios em Brasília, perto do Congresso Nacional. Nesta quinta-feira (31), o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, apresentou o projeto da obra ao presidente da Câmara, Marco Maia, e ao presidente do Senado, José Sarney.

De acordo com o governador, a obra não vai receber dinheiro público, pois será feita por meio de parceria público-privada. Por outro lado, o usuário terá que pagar para estacionar na nova garagem.

Agnelo Queiroz detalhou como deverá ser o estacionamento subterrâneo da Esplanada. Segundo ele, o prédio terá quatro pavimentos. Serão aproximadamente 10 mil vagas, destinadas, principalmente, a quem quiser ter acesso ao Congresso Nacional.

“Terá também área de alimentação, terá um espaço para alguns serviços que hoje funcionam na Câmara e no Senado passar a ser - como banco e restaurante, etc. - nessa área. Então faremos um espaço subterrâneo que vai dar conforto, preservar a cidade e manter a cidade sem nenhum tipo de alteração do seu projeto arquitetônico", defendeu Queiroz.

O estacionamento precisa ser subterrâneo porque a região central de Brasília, onde fica o prédio do Congresso, é tombada como patrimônio histórico e cultural do País.

O governador do DF informou ainda que outro estacionamento subterrâneo será construído no Setor Comercial Sul de Brasília, um local de grande movimento, onde também existe carência de vagas. Além disso, o VLT, veículo leve sobre trilhos, vai fazer transporte coletivo pela Esplanada dos Ministérios, circulando desde a antiga Rodoferroviária até a Praça dos Três Poderes.

Carência
O presidente Marco Maia destaca que há dois anos o projeto da garagem subterrânea vinha sendo discutido por representantes do Parlamento e do governo do Distrito Federal. De acordo com ele, existe uma carência de 7,5 mil vagas de estacionamento na Esplanada dos Ministérios.

Para Marco Maia, a obra é fundamental para a capital federal. “Dialoga com aquilo que tem de mais moderno no mundo. E nesta visão integrada com o sistema de transporte coletivo que está proposto ali também, é uma solução inteligente para uma dificuldade que nós temos aqui nesta região de Brasília"

O edital para a construção do estacionamento na Esplanada dos Ministérios deve ser divulgado em três meses. Por ser uma construção subterrânea, o governador acredita que o tráfego não vai ser interrompido e as vias não vão ser fechadas para a obra.

Reportagem - Renata Tôrres
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.