Política e Administração Pública

Domingos Dutra: cassados contribuíram para a democracia

06/12/2012 - 17:50  

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Domingos Dutra (PT-MA), fez há pouco um discurso de agradecimento aos deputados cassados durante o regime militar que tiveram seus mandatos restituídos, simbolicamente, em sessão solene realizada neste momento no Plenário Ulisses Guimarães.

Segundo ele, foi graças a brasileiros como os deputados cassados que o Brasil elaborou uma Constituição chamada de cidadã, além de ter um Congresso que funciona livremente, uma imprensa livre, e um Judiciário democrático, e de ter eleito “um operário e uma mulher” para o cargo de presidente da República, em referência ao ex-presidente Lula e à presidente Dilma Rousseff.

Dutra citou outros desafios, como encontrar os corpos das pessoas mortas pela ditadura, rever a Lei da Anistia, garantir os direitos dos povos indígenas e dos quilombolas e combater a violência urbana. “Apesar de a estrada ser longa e penosa, esta sessão solene faz aumentar nossa autoestima e a confiança num Brasil justo e fraterno”, declarou.

Confira os detalhes da homenagem e os nomes dos deputados.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.