Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Câmara Notícias > Segurança > Projeto destina recursos de fundo de segurança pública para habitação
15/08/2012 - 11h25

Projeto destina recursos de fundo de segurança pública para habitação

Arquivo/ Rodolfo Stuckert
Damião Feliciano
Feliciano: policiais são forçados a estabelecer suas residências até em favelas.

A Câmara analisa proposta que destina recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para programas de financiamento habitacional para policiais militares. A proposta também torna obrigatória a existência de dispositivo que permita a quitação do saldo devedor do financiamento habitacional, quando policial militar falecer em serviço. A medida está prevista no Projeto de Lei (PL) 3631/12, do deputado Damião Feliciano (PDT-PB), e altera a Lei do Fundo Nacional de Segurança Pública (Lei 10.201/01).

Atualmente, os recursos desse fundo são empregados no reequipamento, treinamento e qualificação das polícias civis e militares, corpos de bombeiros militares e guardas municipais; em sistemas de informações, de inteligência e investigação, bem como de estatísticas policiais; na estruturação e modernização da polícia técnica e científica; em programas de polícia comunitária; e em programas de prevenção ao delito e à violência.

“Os policiais militares são integrantes de uma das profissões mais expostas aos criminosos, pois, sem recursos para providenciarem moradias fora das áreas de risco, são forçados a estabelecer suas residências até mesmo em favelas”, argumenta o autor da proposta. Segundo o parlamentar, devido aos baixos salários, esses profissionais também encontram dificuldades de obter financiamentos habitacionais.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Rachel Librelon
Edição – Marcelo Westphalem

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

valdir ferreira | 21/08/2012 - 21h06
a constituição já garante moradia,nós policiais precisamos sim. de salários dignos para nossa sobrevivencia,e dignidade...
Elder Silva | 16/08/2012 - 17h10
Prezado deputado Damião Feliciano (PDT-PB), não têm outro fundo que vossa excelência possa disponibilizar esse recurso? Os recursos destinados à segurança pública já são insuficientes para garantir o cumprimento da lei 10.201/01. É ignominioso saber que precisem comprometer parte da renda direcionada à segurança pública para atender uma questão que e direito de todos conforme rege a constituição brasileira. Porque não retira dos fundos direcionados para os muitos benefício de parlamentares?
  • Câmara Notícias
    Expediente
    Disque-Câmara: 0800 619 619

Mapa do Portal