Política e Administração Pública

Seguridade aprova compulsória aos 65 anos para servidor portuário

27/10/2009 - 13:25  

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (21) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 372/06, do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), que fixa a aposentadoria compulsória do portuário e hidroviário servidor público aos 65 anos. A proposição também estabelece a aposentadoria voluntária após 25 anos de trabalho para os profissionais que receberam pelo menos 20 anos de adicional de risco, conforme a Lei 4.860/65.

A relatora da proposta, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), ressaltou que o mesmo benefício existe para os trabalhadores do setor que estão na iniciativa privada, mas faltava a previsão para os servidores públicos, que não estão incluídos no Regime Geral da Previdência Social. "Cumpre-nos salientar que a atividade portuária já é legalmente admitida como perigosa e insalubre, e a lei já prevê a concessão de adicional de risco como compensação pela natureza árdua desse tipo de trabalho", disse.

Tramitação
Já aprovado pela Comissão de Trabalho, o projeto ainda será examinado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário.

Reportagem - Marcello Larcher
Edição – Wilson Silveira

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta