Política e Administração Pública

Seguridade legitima conselhos de secretários na gestão do SUS

22/10/2009 - 15:55  

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta quarta-feira a legalização do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Também autorizou o Fundo Nacional de Saúde (FNS) a lhes destinar recursos.

As medidas foram propostas pelo deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) no Projeto de Lei 5203/09, que recebeu parecer favorável do relator, deputado Fernando Coruja (PPS-SC).

O parlamentar catarinense destacou que o projeto institucionaliza os dois conselhos como fóruns de organização, articulação e direção do Sistema Único de Saúde (SUS), em sua relação com estados e municípios.

20 anos de atuação
Coruja lembrou que o Conass e o Conasems já atuam na negociação e pactuação das políticas do SUS há mais de 20 anos. Mas como não tem existência legal, encontram dificuldades na sua atuação.

Segundo o relator, sem o reconhecimento formal é mais difícil para os conselhos "a formalização de parcerias, a colaboração interinstitucional e o recebimento de recursos do Poder Executivo para o bom desempenho de seu papel".

O FNS é o gestor financeiro, na esfera federal, dos recursos do SUS. Este ano o fundo foi contemplado com R$ 54,5 bilhões. Os recursos são usados nas despesas do Ministério da Saúde e na transferência para a cobertura de ações e serviços de saúde a serem executados pelos municípios e estados. O projeto do deputado Chinaglia define também as atribuições dos dois conselhos.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Seguridade rejeita vaga para hemofílico no conselho da Hemobrás
Conselho de Saúde e governo divergem sobre fundações estatais
Câmara rejeita criação de fundo para santas casas
Comissão explicita atenção integral à saúde pelo SUS
CCJ aprova consolidação das leis de saúde

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta