Política e Administração Pública

Agricultura aprova extinção de floresta nacional em Rondônia

20/10/2009 - 14:21  

Projeto ainda será votado por duas comissões e pelo Plenário.

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, na última quarta-feira (14), a proposta de extinção da Floresta Nacional do Bom Futuro, no estado de Rondônia. A medida consta do Projeto de Decreto Legislativo 1617/09, do deputado Ernandes Amorim (PTB-RO). O projeto susta os efeitos do Decreto 96.188/88, que criou a floresta em 1988.

O relator na comissão, deputado Moreira Mendes (PPS-RO), defendeu a aprovação do projeto. Ele lembrou que, quando a floresta foi criada, o governo federal podia estabelecer áreas de preservação sem realizar estudos para definir os limites da área a ser preservada ou desocupada, e sem consultar a população local. Mendes ressaltou, no entanto, que a legislação mudou e que a área da Floresta do Bom Futuro é atualmente ocupada por mais de 4 mil famílias.

Além dos pequenos produtores rurais, o deputado explicou que existem três vilas constituídas na área (Marco Azul, Rio Pardo e Linda Saracusa), com 15 igrejas, 14 escolas rurais e mais de 300 km de estradas. O rebanho bovino dentro da reserva chega a 40 mil cabeças, com produção leiteira de 150 mil litros de leite por mês.

"Acredito que compete à União e aos órgãos competentes do estado de Rondônia prestar assistência técnica e apoio financeiro a esses produtores familiares, visando ao desenvolvimento de suas atividades agropecuárias de forma sustentável e em harmonia com as características e os potenciais de exploração dos recursos naturais no Bioma Amazônico", defendeu Moreira Mendes.

Tramitação
A proposta ainda será votada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Posteriormente, seguirá para o Plenário.

Notícias relacionadas:
Projeto susta novos critérios do Incra para desapropriar terra
Agricultura aprova mudança em decreto sobre reserva legal

Reportagem - Marcello Larcher
Edição – Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 1617/2009

Íntegra da proposta