Política e Administração Pública

Câmara rejeita criação de fundo para santas casas

20/10/2009 - 12:52  

A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou, na quarta-feira (14), o Projeto de Lei 1072/07, do ex-deputado Silvinho Peccioli, que cria o Fundo Nacional de Amparo às Santas Casas de Misericórdia. O projeto foi rejeitado com parecer terminativo e será arquivado, a menos que haja recurso para ser levado ao Plenário.

Entre outras receitas, o fundo seria composto por recursos correspondentes a 1% dos tributos federais incidentes sobre a produção e venda de fumo e bebidas alcoólicas.

O relator na Comissão de Finanças, deputado Manoel Junior (PSB-PB), defendeu a rejeição do projeto e do substitutivo da Comissão de Seguridade Social e Família, que não prevê a criação do fundo, mas mantém a destinação de 1% da arrecadação dos tributos federais sobre fumo e bebidas para as santas casas. O substitutivo também foi rejeitado.

Segundo Manoel Junior, as propostas são inadequadas orçamentária e financeiramente e desrespeitam a proibição constitucional de vincular receita de impostos a órgão, fundo ou despesa.

Notícias relacionadas:
Câmara rejeita destinação do IPI da venda de cigarros para o SUS
Finanças e Tributação rejeita novo sistema de verbas para a Saúde

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição – Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1072/2007

Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre