Política e Administração Pública

Câmara proíbe cobrança de concessionárias por uso do solo

21/09/2009 - 20:04  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público rejeitou, na última quarta-feira (16), proposta que autoriza a cobrança pela utilização do solo, subsolo e espaço aéreo de uso comum dos municípios, estados e Distrito Federal, quando da concessão a empresas privadas de serviços de energia elétrica, telecomunicações, abastecimento de água, fornecimento de gás e coleta de esgoto sanitário.

O relator, deputado Edgar Moury (PMDB-PE), sugeriu a rejeição do Projeto de Lei 3762/08, do deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), que altera o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos (Lei 8.987/95). O parecer foi aprovado por unanimidade.

Moury ressalta que "a cobrança funcionaria exatamente como um imposto, transferindo recursos da população para o Poder Público", pois o aumento de custo decorrente da nova obrigação teria que ser coberto por aumento de tarifas ou pela criação de outra fonte de recursos, tais como subsídios, o que oneraria ainda mais o consumidor ou o contribuinte.

Segundo o relator, "os bens do domínio público devem servir ao atendimento dos interesses coletivos e do bem estar social, seja de forma direta, através da própria ação estatal, ou indireta, por meio de empresas concessionárias, permissionárias ou outras".

Tramitação
Como a proposta tramita em caráter conclusivo e essa era única comissão de mérito a analisá-la, ela deve seguir para o arquivo, caso não haja recurso para levá-la ao Plenário.

Reportagem - Rejane Xavier
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3762/2008

Íntegra da proposta