Política e Administração Pública

Trabalho aprova permissão de reforma urgente em imóvel tombado

31/08/2009 - 12:53  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (26) o Projeto de Lei 2242/07, do deputado Manoel Junior (PSB-PB), que permite a execução de medidas urgentes de conservação em prédios tombados pelo patrimônio histórico. Atualmente, obras e edifícios tombados pelo Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional só podem sofrer reparos após autorização especial.

A atual legislação estabelece multa de 50% do dano causado para quem destruir, demolir ou mutilar, reparar, pintar ou restaurar prédio tombado sem autorização. O projeto, ao contrário, fixa um prazo de cinco dias para que as medidas urgentes de reparo sejam informadas à administração.

O relator, deputado Efraim Filho (DEM-PB), recomendou a aprovação da proposta. "A isenção da multa nesses casos é plenamente justificável, e o fato de o proprietário ter que comunicar a intervenção à administração impedirá os possíveis excessos", disse o relator.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Câmara aprova criação do Instituto de Museus e reorganiza Iphan
Ministro pede aprovação de PEC que destina verbas para cultura
Diretor do Iphan defende criação do Instituto Brasileiro de Museus

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Wilson Silveira

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2242/2007

Íntegra da proposta