Política e Administração Pública

Câmara rejeita criação de fundo para o Centro-Oeste

22/07/2009 - 15:26  

A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou na quarta-feira (15) o Projeto de Lei 314/03, do deputado Sandro Mabel (PR-GO), que propunha a criação do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Fundoeste) e da Agência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (ADCO). O texto também estabelecia diretrizes e instrumentos para o desenvolvimento da região. O projeto será arquivado, pois o parecer da comissão é terminativo.

O relator, deputado Pedro Novais (PMDB-MA), recomendou a rejeição da matéria com o argumento de inadequação financeira e orçamentária. Segundo ele, a comissão classifica como inadequadas financeiramente as propostas que criam fundos com recursos da União, como é o caso do Fundoeste, que teria entre suas fontes de receita "dotações orçamentárias à conta de recursos do Tesouro Nacional".

Em relação à ADCO, Novais afirmou que o projeto não estima o impacto financeiro e orçamentário do novo órgão no Orçamento da União, uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00).

Isenção
O projeto também isentava do Imposto de Renda os empreendimentos considerados prioritários para o desenvolvimento regional que fossem instalados na área de atuação da ADCO. Pedro Novais, no entanto, lembrou que a Constituição proíbe isenção de imposto por meio de lei ordinária. Qualquer subsídio desse tipo só pode ser concedido por lei específica que regule exclusivamente as matérias relacionadas no texto constitucional.

Notícias relacionadas:
Criação do Fundoeste é aprovada pela Comissão da Amazônia
Comissão aprova fundo de desenvolvimento para Centro-Oeste

Reportagem – Marcello Larcher
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 314/2003

Íntegra da proposta