Política e Administração Pública

PEC dos servidores de Rondônia será incluída na pauta em agosto

02/07/2009 - 14:59  

O presidente da Câmara, Michel Temer, pretende incluir na pauta de votações do Plenário a PEC 483/05, que propõe a transposição de servidores do extinto Território Federal de Rondônia para o quadro da União. "Levarei a sugestão ao Colégio de Líderes e deveremos inserir a PEC na pauta já em agosto", disse.

A declaração foi feita nesta manhã durante reunião com representantes sindicais, acompanhados pelos deputados Eduardo Valverde (PT-RO), coordenador da bancada de Rondônia, e Mauro Nazif (PSB-RO) e pela senadora Fátima Cleide (PT-RO).

O deputado Mauro Nazif lembrou que líderes partidários já declararam apoiar a PEC, que é uma proposta defendida por toda a bancada de Rondônia. "Não se trata de uma emenda importante apenas para os servidores, mas para o Estado de Rondônia", afirmou, ao acrescentar que uma das reivindicações é que as bancadas dos estados tenham o direito de apresentar pelo menos uma proposta ao Plenário por ano, com votação assegurada.

Valverde assinalou que o benefício já foi garantido aos servidores dos ex-Territórios Federais de Roraima e Amapá, hoje estados, após aprovação de Emenda Constitucional. "Já estivemos diversas vezes com os líderes e com presidentes que o antecederam", observou.

Os representantes sindicais argumentaram que, com a aprovação da PEC, a Constituição concederá tratamento idêntico ao que já foi dispensado aos demais ex-territórios. Eles agradeceram a intervenção do presidente Temer e disseram acreditar na aprovação da proposta.

Se aprovado o benefício previsto na PEC só valerá para os funcionários que serviam na época em que Rondônia foi transformada em estado (1981). A Lei Complementar 41/81, que criou o estado, previu que a União seria responsável, durante dez anos (até 1991), pelas despesas com servidores civis e militares do ex-território. Essa regra, porém, não foi aplicada nos ex-territórios de Roraima e Amapá, transformados em estados em 1988. Neles, o funcionalismo foi incorporado de forma permanente aos quadros da União.

Notícias relacionadas:
Servidores de Rondônia pedem votação da PEC 483/05 pelo Plenário
Comissão aprova incorporação de servidor de RO à União
CCJ aprova cessão de terras federais a Rondônia

Da Redação/ RCA

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 483/2005

Íntegra da proposta