Política e Administração Pública

Finanças aprova uso restrito das verbas de fundos constitucionais

26/06/2009 - 20:15  

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou na quarta-feira (24) o Projeto de Lei 2688/07, do deputado José Guimarães (PT-CE), que exige que os recursos obtidos dos fundos constitucionais de financiamento do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO) sejam investidos exclusivamente nessas regiões.

A comissão acompanhou o parecer do relator, deputado Manoel Junior (PSB-PB), e do relator-substituto, deputado Pepe Vargas (PT-RS). Na opinião dos parlamentares, o projeto é conveniente e oportuno porque evita a dispersão dos recursos dos financiamentos, assegura sua aplicação nas regiões beneficiadas e, portanto, contribui para reduzir as disparidades regionais.

De acordo com o autor da proposta, José Guimarães, ela pretende assegurar a exclusividade da aplicação dos recursos captados principalmente nos casos de grandes empreendimentos ou projetos de infraestrutura que, muitas vezes, têm uma atuação inter-regional.

O parlamentar lembra que os fundos, formados por 3% do que o governo arrecada com o Imposto de Renda e com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), vêm estimulando o fortalecimento dos setores produtivos dessas regiões.

Tramitação
Já aprovado também pela Comissão de Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional e sujeito a análise em caráter conclusivo, o projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Trabalho aprova divulgação de dados sobre fundos constitucionais
Bancos alertam para redução de fundos regionais de financiamento
Amazônia aprova novos critérios para projetos regionais

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta