Política e Administração Pública

CCJ aprova cessão de terras federais a Rondônia

26/06/2009 - 15:24  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na última quarta-feira (24) o Projeto de Decreto Legislativo 796/08, que autoriza a União a ceder ao estado de Rondônia o imóvel rural Gleba Rio Preto. Como a doação ocorre entre entes públicos, ela dispensa licitações, mas precisa de autorização do Congresso. O projeto precisa ser votado em Plenário, antes de ser enviado ao Senado. A proposta é da deputada Janete Capiberibe (PSB-AP).

A área, quase 63 mil hectares, será destinada à Floresta Estadual de Desenvolvimento Sustentado Rio Madeira "A", e será administrada pelo Instituto de Terras e Colonização do Estado de Rondônia (Interon), sob a supervisão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Anteriormente destinada à reforma agrária, a área foi cedida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e poderá ser utilizada por Rondônia.

O relator, deputado Nelson Trad (PMDB-MS), recomendou a aprovação da proposta. A CCJ analisou o projeto apenas quanto aos aspectos jurídicos, e Trad frisou que a autorização é necessária porque a Constituição exige análise do Congresso para alienação ou concessão de terras públicas com área superior a 2,5 mil hectares.

O deputado Moreira Mendes (PPS-RO), relator da proposta na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, comemorou a aprovação e ressaltou a importância da medida para seu estado. "A cessão dessa área é urgente e necessária para que possa ser feita a regularização fundiária dessa unidade de conservação", disse.

Reportagem - Marcello Larcher
Edição – Patricia Roedel

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 796/2008

Íntegra da proposta