Política e Administração Pública

Câmara rejeita isenção de IR para servidor que adiar aposentadoria

15/06/2009 - 14:28  

A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou, na terça-feira (9), conceder isenção do Imposto de Renda para servidores públicos que optarem por continuar em atividade mesmo tendo cumprido as exigências para a aposentadoria com renda integral.

A medida foi proposta pelo deputado Uldurico Pinto (PMN-BA), por meio do Projeto de Lei 897/07. O relator na comissão, deputado Antonio Palocci (PT-SP), apresentou parecer pela rejeição. Ele argumenta que a proposta não está de acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Como é terminativo o parecer da Comissão de Finanças e Tributação, quanto à adequação financeira e orçamentária da proposta, o PL será arquivado. Antes o projeto foi rejeitado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

Estimativa de impacto
Antonio Palocci lembra que, entre outras exigências, a LDO de 2009 determina que, antes de se aprovar uma lei que amplie incentivo ou benefício fiscal, deve-se verificar a estimativa do impacto orçamentário-financeiro no ano em que essa lei começaria a valer e também nos anos seguintes.

"O projeto introduz uma nova hipótese de isenção no Imposto de Renda da Pessoa Física, gerando impacto sobre o nível de arrecadação tributária, cuja dimensão não foi devidamente explicitada por seu autor", explica o relator.

O deputado argumenta ainda que a Constituição Federal já premia os servidores que decidem adiar suas aposentadorias com a dispensa de continuar contribuindo para a Previdência Social.

Notícias relacionadas:
Seguridade rejeita pedidos de aposentadoria em casas lotéricas
Aposentados ocupam plenário e pedem reajuste de benefícios
Sindicalistas negociam com relator benefícios para aposentados
Seguridade vincula aumento da aposentadoria ao salário mínimo
Projeto inclui insalubridade no cálculo da aposentadoria por idade

Reportagem - Juliano Pires
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 897/2007

Íntegra da proposta