Política e Administração Pública

Fundo contra pobreza pode financiar redução de desigualdade racial

12/06/2009 - 15:37  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei Complementar 452/09, do deputado já falecido João Hermann (PDT-SP), que inclui o financiamento de programas de redução das desigualdades raciais entre as funções do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (FCEP).

Para João Hermann, as pesquisas feitas no Brasil mostram que a pobreza está associada a uma "linha de cor". Desse modo, o combate às desigualdades raciais passaria pela redução das diferenças raciais. "A linha de cor da pobreza é um fenômeno específico que reclama ações igualmente específicas", disse o deputado.

Fundo
O projeto altera a Lei Complementar 111/01, que regulamenta o FCEP. De acordo com a lei, cabe ao fundo financiar ações suplementares de nutrição, habitação, saúde, educação, reforço da renda familiar, entre outros projetos. Atualmente, mais da metade dos recursos vai para o programa Bolsa Família.

As receitas do FCEP vêm de doações, dotações orçamentárias e de uma parcela do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Tramitação
Antes de ir ao Plenário, o projeto será analisado nas comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Administração federal poderá ter política contra preconceito
Ministro pede prioridade para Estatuto da Igualdade Racial
Direitos Humanos defende vigência de lei das cotas no Rio
Debatedores pedem o fim da desigualdade racial em bancos

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
pr

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 452/2009

Íntegra da proposta