Política e Administração Pública

Comissão rejeita proposta que proíbe demissões por 6 meses

05/06/2009 - 12:34  

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio rejeitou, na quarta-feira (3), o Projeto de Lei 4551/08, da deputada Luciana Genro (Psol-RS), que proíbe a demissão sem justa causa de qualquer trabalhador com carteira assinada no País por um período de seis meses.

O relator na comissão, deputado Fernando Coelho Filho (PSB-PE), defendeu a rejeição da proposta por considerar que ela poderia desorganizar o mercado de trabalho provocando, por exemplo, demissões em massa antes de o projeto ser aprovado pela Câmara.

O deputado argumentou que, em razão da rapidez no atual fluxo de informações, a possibilidade de aprovação de uma proposta neste sentido provocaria demissões em massa antes da entrada em vigor da norma. Ele acredita que muitas empresas demitiriam trabalhadores até como precaução contra uma eventual proibição. Algumas delas até recontratariam esses trabalhadores demitidos, mas em regime temporário para fugir da norma.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania,

Notícias relacionadas:
Centrais sindicais sugerem medidas para preservar empregos
Projeto garante estabilidade de empregos em casos de fusão
Comissão rejeita norma da OIT sobre demissão injustificada

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição – Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta