Política e Administração Pública

Trabalho reforça ação indenizatória contra mau gestor público

21/05/2009 - 19:17  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (20) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 441/08, da Comissão de Legislação Participativa (CLP), que prevê ajuizamento automático de ação para ressarcimento de eventuais prejuízos contra gestores públicos que infringirem, com culpa ou dolo (intenção), a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O relator Roberto Santiago (PV-SP) afirmou que a proposta é incontestável, "porque tem o objetivo de garantir o ressarcimento, aos cofres públicos e à população, dos recursos desperdiçados por maus administradores".

Santiago lembrou que esse tipo de indenização já está previsto na Constituição Federal. A novidade é que o projeto torna obrigatória, na LRF, a ação para ressarcir o erário.

Atualmente a LRF submete os infratores das regras nelas previstas, conforme o caso, ao Código Penal, à Lei dos Crimes de Responsabilidade, à Lei de Improbidade e a outras normas.

Tramitação
O projeto, sujeito a deliberação em Plenário, ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Câmara aprova divulgação obrigatória de gasto público na internet
CCJ aprova punição para autoridade que não se adequar à LRF

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 441/2008

Íntegra da proposta