Política e Administração Pública

Câmara aprova criação de juizados especiais da Fazenda Pública

14/05/2009 - 13:13  

O Plenário aprovou nesta manhã um substitutivo ao Projeto de Lei 7087/06, do Senado, que institui os juizados especiais da Fazenda Pública para o julgamento mais rápido das causas civis contra os estados, Distrito Federal e municípios (administrações direta e indireta). A proposta faz parte do pacto republicano - assinado no mês passado pelos Três Poderes -, que estabelece 17 prioridades na reformulação da legislação vigente para dar celeridade à Justiça. Por ter sido alterado na Câmara, o projeto volta para o Senado.

Se seu navegador não puder executar o vídeo, <a href="#texto">veja a descrição textual do conteúdo do vídeo desta matéria</a>.<br />Se preferir, <a href="http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/TV/2009/agencia/sonora_temer_juizado_especiais.wma">obtenha o vídeo</a> e salve-o em seu computador.

Ouça trecho de entrevista de Michel Temer à Rádio Câmara sobre a criação de juizados especiais da Fazenda

Entre as alterações, está o aumento do teto do valor dos processos. Os juizados especiais deverão apressar o julgamento de situações como a anulação de multas por infrações de trânsito, a impugnação de lançamentos fiscais (ICMS e IPTU, por exemplo) ou ainda infrações de normas sobre postura municipal, especialmente no caso de pequenas e microempresas.

As alterações foram feitas pelo relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, deputado Flávio Dino (PCdoB-MA). De acordo com ele, as modificações têm como base a disciplina dos juizados especiais federais, sugestões do Fórum Nacional de Juizados Especiais e da Associação de Juízes Federais do Brasil, além de críticas da doutrina ao funcionamento dos Juizados Especiais Federais.

O relator unificou em 60 salários mínimos os valores máximos que fixam a competência dos juizados, antes separados em 40 salários para estados e Distrito Federal e 30 para municípios. No entanto, o relator determinou que o valor máximo deva ser considerado por autor, e não mais por processo, como estipulava o texto original. Assim, o teto pode abranger mais de um processo aberto pelo mesmo autor.

Um novo artigo prevê a possibilidade de designação de conciliadores e juízes leigos para os Juizados Especiais da Fazenda Pública. "Tais atores simbolizam a participação popular na administração da Justiça, uma das singularidades do Estado Democrático de Direito. A eficiência de sua atuação já restou comprovada pela experiência dos Juizados Especiais Cíveis", argumentou Dino.

Veja a íntegra do relatório e do substitutivo

* Matéria atualizada às 20h17

Notícias relacionadas:
Câmara aprova regras de tramitação de ADI por omissão
Gilmar Mendes pede prioridade para projetos do Pacto Republicano
Governo envia primeiros projetos do pacto republicano
Três Poderes assinam pacto para dar celeridade à Justiça
Juizados especiais poderão decidir causas relativas a cartórios
Câmara aprova pagamento prévio de custos dos oficiais de Justiça

Da Redação/WS

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7087/2006

Íntegra da proposta