Política e Administração Pública

Comissão rejeita fim de reeleição para presidente de cooperativa

04/05/2009 - 20:32  

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio rejeitou na quarta-feira (29) a proibição de reeleição para presidente e vice-presidente de sociedades cooperativas, prevista no Projeto de Lei 3810/08, da deputada Maria Lúcia Cardoso (PMDB-MG). A proposta muda a Política Nacional do Cooperativismo (Lei 5.764/71).

O relator, deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), pediu a rejeição do projeto por considerar que, apesar de a idéia de renovação ser positiva, cabe aos integrantes das cooperativas decidir sobre a condução de seus interesses.

Ele argumenta também que proibir a renovação dos mandatos de presidentes e vice-presidentes impede que aqueles com uma administração prestigiada e reconhecida possam dar continuidade a seu trabalho.

"A atual legislação já dá ampla autonomia aos estatutos das cooperativas para estabelecer penalidades que evitem abusos e desvios de função", acrescenta.

Sem lucros
As sociedades cooperativas são associações que, por meio de contribuição com bens e serviços, exercem determinada atividade econômica em proveito comum e sem objetivo de lucro.

A lei atual, de 1971, estabelece que os mandatos de diretor ou conselheiro dessas entidades não devem ultrapassar quatro anos, sendo obrigatória a renovação de, no mínimo, um terço do conselho administrativo.

Segundo a autora da proposta, o objetivo é evitar que a permanência das mesmas pessoas por longos períodos nesses postos possa comprometer a transparência e a eficiência da cooperativa. "Assim, a administração poderá ser efetivamente renovada", afirma.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Notícias relacionadas
Comissão aprova regulamentação de cooperativas de presidiários
Comissão aprova isenção tributária para cooperativas de consumo
Parlasul aprova uniformização de regras sobre cooperativas
CCJ aprova proteção a cooperativas de trabalhadores

Reportagem - Juliano Pires
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3810/2008

Íntegra da proposta