Política e Administração Pública

Projeto cria curso sobre direitos do usuário para concessionárias

29/01/2009 - 13:00  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4452/08, do deputado Humberto Souto (PPS-MG), que obriga as empresas prestadoras de serviços públicos, sob regime de concessão ou permissão, a participar de curso sobre atendimento, direitos e deveres dos consumidores.

A proposta altera a Lei 8.987/95 e prevê que o curso será uma das exigências prévias para a empresa participar da licitação para concessão ou permissão de serviço público.

A proposta determina ainda que o proprietário da empresa que não prestar serviços adequados aos usuários poderá ser multado, sem prejuízo de outras sanções previstas na legislação brasileira e no contrato de concessão.

Multa
A multa será de 200 a 3 milhões de Unidades Fiscais de Referências (Ufirs). Como esse indexador foi extinto em 2000, a multa deverá ser alterada para um valor fixo ou outro indexador.

Segundo o deputado Humberto Souto, a proposta tem como objetivo efetivar o que a Lei 8.987 define como serviço adequado, que é o que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança e modicidade das tarifas.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Aprovada divulgação do Código de Defesa do Consumidor em lojas
Câmara aprova criação de cadastro positivo de consumidores
Projeto amplia divulgação sobre direitos do consumidor

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4452/2008

Íntegra da proposta