Política e Administração Pública

Câmara arquiva proposta de franquia postal para defensoria pública

23/12/2008 - 10:49  

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática rejeitou na quarta-feira (17) o Projeto de Lei 6218/05, do deputado Edinho Bez (PMDB-SC), que instituia a franquia postal para as correspondências postadas pelas defensorias públicas. Com a rejeição, a proposta, que tramitava em caráter conclusivo, será arquivada.

O relator, deputado Jorge Bittar (PT-RJ), reconhece o mérito da proposta, mas argumenta que a solução mais adequada para as defensorias públicas é o aumento da dotação orçamentária.

Responsabilidade fiscal
Bittar ainda explica que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), apesar de pertencer 100% à União, é uma empresa que sobrevive exclusivamente de suas receitas e há muitos anos não recebe verba alguma dos cofres públicos. "Se a medida fosse aprovada, os custos da isenção tarifária acabariam repassados aos preços dos serviços prestados, onerando toda a coletividade", adverte o relator.

Ele acrescenta que este tipo de medida compensatória não faz parte da finalidade jurídica de uma empresa pública. O deputado lembra que, além disso, a proposta fere o artigo 14 da Lei da Responsabilidade Fiscal, "pois não apresenta a diminuição da despesa ou a fonte de receita alternativa para compensar a redução da receita".

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6218/2005

Íntegra da proposta