Política e Administração Pública

Trabalho aprova criação de 360 cargos no Ministério da Agricultura

08/12/2008 - 18:36  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou, na quarta-feira (3), o Projeto de Lei 3948/08, do Executivo, que cria 360 cargos no quadro de pessoal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

São 270 cargos de técnico de laboratório e 90 de auxiliar que, de acordo com o governo, vão reduzir a mão-de-obra terceirizada nos laboratórios agropecuários.

O relator, deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), recomendou a aprovação. Ele argumenta que os laboratórios nacionais agropecuários desempenham papel fundamental na área de diagnóstico animal, fitossanitário e de controle de produtos de origem animal e vegetal. Também trabalham no controle de insumos agropecuários e de produtos veterinários.

Substituir terceirizados
"Para viabilizar o pleno funcionamento de suas unidades laboratoriais, que chegam a realizar quase 20 milhões de análises por ano, o Mapa recorreu à terceirização de serviços, contratando pessoal externo para complementar a atuação do reduzido contingente de ocupantes de cargos efetivos de técnicos de laboratório e de auxiliares de laboratório", explicou o relator.

Ele lembrou ainda que o Tribunal de Contas da União (TCU) exige que os órgãos e entidades da administração pública evitem a contratação de terceirizados para o cumprimento de atribuições próprias de cargos efetivos.

Tramitação
O projeto ainda será examinado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Terceirização em órgão público poderá ter prazo indeterminado
Trabalho aprova criação de 100 cargos efetivos na Ancine
Comissão aprova criação de novos cargos para Ministério do Esporte
Câmara aprova cargos para Funai e Desenvolvimento Social
Trabalho aprova cargos para Ministério do Desenvolvimento
Trabalho aprova cargos comissionados para o Planejamento

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Newton Araújo Jr.

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3948/2008

Íntegra da proposta