Política e Administração Pública

Comissão aprova parcelamento de dívidas com o Patrimônio da União

02/12/2008 - 18:02  

A Comissão de Desenvolvimento Urbano aprovou, no último dia 26, proposta que abre a possibilidade para que as pessoas que ocupam precariamente imóveis da União, mas que detêm o direito de preferência e inscrição na Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para sua aquisição, parcelem seus débitos atrasados no mesmo número de prestações previstas no ato da compra.

O texto aprovado foi o substitutivo do deputado José Airton Cirilo (PT-CE) ao Projeto de Lei 5699/05, do deputado Celso Russomanno (PP-SP).

O substitutivo manteve a previsão da proposta original de que, a critério do interessado, o valor do domínio útil do imóvel poderá ser calculado com base no preço do imóvel considerado para a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). No domínio útil, a pessoa pode usar o imóvel que, no entanto, se mantém como patrimônio da União.

Condições facilitadas
Em seu substitutivo, José Airton Cirilo retirou algumas condições para que seja solicitada a regularização do domínio útil do imóvel, como a que exige que as taxas devidas à Secretaria de Patrimônio da União estejam pagas. "Essa exigência impede que pessoas de baixa renda tenham acesso aos benefícios garantidos", afirma.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada também pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão aprova mais prazo para ocupantes de terras na fronteira
Comissão rejeita venda de terras públicas a `ocupantes de boa-fé`
Proposta extingue enfiteuse para imóveis urbanos

Reportagem - Vania Alves
Edição – Maristela Sant´Ana

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta