Política e Administração Pública

Comissão de Trabalho decide debater redução da jornada dia 26

18/11/2008 - 20:03  

O presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, deputado Pedro Fernandes (PTB-MA), anunciou que os projetos que reduzem a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais vão entrar na pauta de votação do colegiado na última quarta-feira deste mês (26). O deputado acredita, no entanto, que a matéria não será votada na mesma sessão, pois possivelmente haverá pedidos de vista para que os deputados apresentem novas sugestões ao relatório.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), deputado Armando Monteiro (PTB-PE), criticou a votação da jornada menor para os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em meio à crise financeira internacional. Segundo ele, a indústria recebe a informação com "grande apreensão". "No momento em que o Brasil entra em um período de incerteza, em que o cenário externo mudou para pior, não pode o País, ele mesmo, adotar uma medida que vai implicar aumento dos custos da produção", queixou-se.

A redução da jornada de 44 para 40 horas, de acordo com o presidente da CNI, vai gerar "custos adicionais na economia brasileira, o que evidentemente vai produzir efeitos indesejáveis, como a queda na produtividade". Ele acrescentou que o ônus será repassado para a sociedade.

Geração de empregos
Presidente da Força Sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) considera que a crise nos mercados financeiros internacionais não impede a redução da jornada. "Pelo contrário: a medida será importante para aumentar a capacidade de o cidadão conseguir empregos, bem como o consumo", avalia o parlamentar.

A deputada Vanessa Grazziotin (PcdoB-AM), que sugeriu a audiência, avalia que a redução da jornada tornou-se medida urgente com o advento da crise. "Precisamos votar os projetos o quanto antes. Ou vamos esperar o nosso País cair no desemprego absoluto?".

Na mesma linha de idéias, o presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), José Calixto da Silva, afirmou que a diminuição da jornada semanal máxima dos trabalhadores celetistas de 44 para 40 horas poderia desencadear um círculo virtuoso, com a geração de dois milhões de empregos, o que, segundo ele, pode servir de antídoto ao mal-humor dos mercados "A redução da jornada pode até ajudar a combater a crise. Se o empresário não atinar para isso e promover demissões, pode haver um caos", afirmou.

Marcha a Brasília
A representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Lúcia Regina dos Santos Reis, disse que a redução da jornada foi o centro da pauta de reivindicações do movimento sindical. O tema será uma das exigências da 5ª Marcha Nacional a Brasília, organizado pelas centrais sindicais, que acontecerá no próximo dia 3.

Debatedores avaliam que jornada menor aumentará produtividade

Notícias anteriores:
Educação rejeita ampliação de jornada de professor
Projeto atualiza multa por violação a repouso remunerado
Câmara aprova jornada de 30 horas para assistente social
CCJ mantém jornada extraclasse no ensino básico
Redução da jornada tem 1,5 milhão de assinaturas

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição – Maristela Sant´Ana

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4653/1994

Íntegra da proposta