Política e Administração Pública

Comissão rejeita municipalização de área do Cristo Redentor

10/11/2008 - 16:49  

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável rejeitou na quarta-feira (5) o Projeto de Lei 1697/07, do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), que transfere a área no entorno do Monumento do Cristo Redentor, hoje pertencente à União, para a prefeitura do Rio de Janeiro. A rejeição foi pedida pela relatora, deputada Marina Maggessi (PPS-RJ).

Segundo ela, a municipalização colocaria em risco a área, que conserva um dos últimos vestígios da Mata Atlântica no Rio e abriga mananciais que abastecem a cidade. O Cristo Redentor está situado no topo do morro do Corcovado, que faz parte do Parque Nacional da Tijuca. O parque tem 3.972 hectares e está sob gestão do Instituto Chico Mendes, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.

Em agosto, a Comissão de Meio Ambiente realizou uma audiência pública para discutir a municipalização do entorno do Cristo Redentor. Na ocasião, a relatora disse que o objetivo do PL 1697 era apenas transferir para a prefeitura carioca os recursos arrecadados com o turistas que visitam o monumento.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Mudança de gestão da área do Cristo Redentor é criticada

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1697/2007

Íntegra da proposta