Política e Administração Pública

Comissão aprova isenção da taxa de luz para museus

04/11/2008 - 09:48  

A Comissão de Educação e Cultura aprovou na quarta-feira (29) o Projeto de Lei 2763/08, do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), que isenta os museus federais do pagamento de taxas referentes ao consumo de energia elétrica. De acordo com a proposta, a isenção será válida pelo prazo de dez anos.

O relator do projeto na comissão, deputado Carlos Abicalil (PT-MT), argumenta que o gasto dessas instituições com energia elétrica é, em geral, alto, em razão das exigências de iluminação adequada e controle de temperatura e umidade para preservação do acervo. Para ele, com a isenção da taxa, os museus poderão aplicar esses recursos em divulgação e outros serviços que aumentem a democratização do acesso à cultura.

Abicalil acatou ainda sugestão do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP) e incluiu no projeto artigo que obriga o governo federal a garantir os recursos para o benefício. A intenção, segundo Lobbe Neto, é evitar que ônus da isenção seja repassado aos consumidores.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Minas e Energia; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Diretor do Iphan defende criação do Instituto Brasileiro de Museus
Câmara aprova normas para preservação de museus

Reportagem - Geórgia Moraes
Edição – Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2763/2008

Íntegra da proposta