Política e Administração Pública

Projeto propõe fim de verbas indenizatórias para deputados

28/08/2008 - 14:01  

O Projeto de Resolução (PRC) 133/08, apresentado pelo deputado Silvinho Peccioli (DEM-SP), extingue o auxílio-moradia e a verba indenizatória paga aos deputados. Em compensação, a proposta determina que a Câmara se responsabilize pelo suprimento de necessidades materiais relacionadas ao exercício do mandato, como moradia e transporte. Assim, a Casa deverá providenciar, por exemplo, acomodação para cada deputado, em hotel ou apartamento, e bilhetes de passagens aéreas a serem entregues a cada parlamentar, no lugar do repasse de cota em dinheiro para a compra dessas passagens.

Peccioli argumenta que não há justificativa para pagar ao parlamentar nenhum valor em dinheiro que exceda o subsídio previsto pela Constituição como remuneração pelo mandato. Para Peccioli, a extinção da verba indenizatória impedirá que o dinheiro público custeie despesas de escritórios políticos particulares. "É inadmissível que esses gastos continuem a ser reembolsados pela Câmara, pertencendo à esfera dos interesses pessoais de cada um dos deputados, ali empenhados eminentemente na realização de atividades de cunho político-eleitoral", critica.

Tramitação
A proposta, que tramita em conjunto com o PRC 329/06, que extingue a verba indenizatória. Ambas aguardam votação em Plenário.

Notícias anteriores:
Mesa aprova aumento da verba de gabinete para R$ 60 mil
Câmara inicia reforma dos apartamentos funcionais
Veja como é distribuída a verba para os gabinetes

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PRC 133/2008

Íntegra da proposta