Política e Administração Pública

Serviço militar pode contar ponto em concurso público

21/08/2008 - 08:30  

O Projeto de Lei 1306/07, do deputado Indio da Costa (DEM-RJ), torna obrigatória a pontuação do tempo de serviço prestado às Forças Armadas nas provas de títulos de concursos públicos. De acordo com a proposta, receberá maior pontuação o reservista que comprovar, por meio de certificados expedidos pelo órgão competente, a participação em treinamento de tiro, manutenção em armamento e sobrevivência em lugares inóspitos e semelhantes.

Para o deputado, a pontuação vai reconhecer o serviço que os reservistas já prestaram à Nação e os incentivará a continuar estudando e se especializando para conquistar melhores espaços.

Indio da Costa destaca que a proposta também poderá evitar que os reservistas tenham dificuldades financeiras e acabem sendo aliciados pelo crime organizado. "Sendo obrigatória a prestação do serviço militar, nada mais justo contemplar esses brasileiros para que, depois de prestar o serviço militar, não fiquem socialmente fragilizadas e vulneráveis às propostas das organizações criminosas", argumenta.

Tramitação
O projeto aguarda inclusão na pauta do Plenário. A proposta tramita em conjunto com o PL 3461/89, que também trata de regras para concursos públicos.

Notícias anteriores:
Segurança aprova regras para prova de títulos de polícias
Projeto regula concursos para cargos e empregos públicos
Projeto inclui voluntariado em prova de título de concurso
Projeto define normas gerais para concursos públicos

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1306/2007

Íntegra da proposta