Política e Administração Pública

Hipoteca rural pode ser liberada aos poucos

28/07/2008 - 12:35  

O Projeto de Lei 3464/08, da deputada Jusmari Oliveira (PR-BA), obriga as instituições financeiras a liberar parcialmente as hipotecas de propriedades rurais dadas como garantia em financiamentos, à medida que as parcelas da dívida sejam pagas. Essa regra vale, no entanto, apenas para as amortizações que sejam iguais ou superiores a 30% do valor da dívida.

A deputada lembra que, atualmente, mesmo amortizando parte do empréstimo, o patrimônio do produtor continua integralmente vinculado como garantia de contrato de financiamento, o que impede o acesso a crédito em outras instituições bancárias.

Jusmari Oliveira afirma que a liberação de garantias excedentes já havia sido permitida pela Lei 9.138/95 e pela Resolução 2.471/98. Entretanto, as instituições financeiras continuam a rejeitar pedidos ou alegar a falta de regulamento para liberar ou substituir as garantias.

Para assegurar que a liberação tenha efeito, o projeto prevê penalidades, como multa e detenção, para as instituições financeiras e seus diretores que desrespeitarem a lei.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será examinada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Relator anuncia mais prazo para agricultores endividados
CCJ aprova prazo maior para quitar dívida rural
Agricultura aprova liberação de hipoteca rural

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3464/2008

Íntegra da proposta