Política e Administração Pública

Portos no Pará poderão receber recursos da União

16/07/2008 - 11:47  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3066/08, do deputado Asdrubal Bentes (PMDB-PA), que propõe a inclusão dos portos de Marabá e Bujaru, no Pará, na Relação Descritiva dos Portos Marítimos, Fluviais e Lacustres do Plano Nacional de Viação (Lei 5.917/73), para que possam receber recursos orçamentários da União.

Segundo o autor, os recursos da União serão investidos em infra-estrutura portuária para viabilizar operações de embarque e desembarque de mercadorias nas localidades ribeirinhas. "A expectativa é que a atividade produtiva seja estimulada e os níveis de desenvolvimento econômico e social da região sejam aumentados", afirma o parlamentar.

Investimento perdido
Bentes considera que, sem a infra-estrutura adequada, todo o volume de investimentos que será gerado na região com a entrada em operação das represas de Tucuruí, a possível construção de uma siderúrgica da Vale em Marabá e a conclusão da hidrovia do Rio Tocantins pode ser perdido. "Serão milhares de quilômetros de rios navegáveis sem que os produtores tenham condições de acessá-los e embarcar as suas mercadorias ou receber os insumos necessários à produção", argumenta.

O parlamentar destaca que a falta de infra-estrutura adequada nessas cidades inviabiliza a utilização de todo o potencial de uso dos rios Tocantins (Porto de Marabá) e Guamá (Porto de Bujaru). Ele também ressalta que os investimentos da União para tornar os rios Araguaia e Tocantins navegáveis em toda a sua extensão têm tentado reduzir os gastos com o transporte de produtos agroindustriais e minerais das regiões Norte e Centro-Oeste para o resto do País, além de incentivar a exportação, principalmente pelos portos do Pará. "Essas ações beneficiarão uma extensa área do Brasil central, coma geração de novos empregos", complementa.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão fará relatório sobre modernização dos portos
Deputados cobram mais investimentos em Portos
Câmara aprova crédito extra de R$ 1,8 bi para ministérios
Comissão inclui empresa de contêiner em regime portuário
Empresário diz que não haverá apagão portuário no País

Reportagem - Adriana Resende/RT
Colaboração - Vicente Melo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3066/2008

Íntegra da proposta