Política e Administração Pública

Projeto isenta de ITR imóvel em municípios pobres

11/07/2008 - 09:40  

O Projeto de Lei 3275/08, do deputado Bruno Rodrigues (PSDB-PE), isenta do pagamento do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) os imóveis rurais situados em municípios com Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) menor do que 0,7. A proposta altera a Lei 9.393/96, que instituiu o ITR.

No Brasil, o IDH-M é calculado anualmente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O indicador mede a qualidade de vida da população com base em dados sobre educação, esperança de vida ao nascer e renda per capita. O índice varia de 0 (baixo desenvolvimento humano) a 1 (grande desenvolvimento humano).

Segundo o deputado Bruno Rodrigues, cerca de 2,5 mil municípios brasileiros possuem IDH-M inferior a 0,7. Para ele, essas cidades reúnem as populações mais pobres do país, que precisam de políticas públicas específicas para terem melhores condições de vida.

Atualmente, a Lei do ITR já isenta do pagamento do tributo os imóveis rurais do programa oficial de reforma agrária. Também está desobrigado do recolhimento o proprietário de mais de um imóvel rural que os explore com a família e que não possua imóvel urbano.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, nas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Agricultura aprova isenção de ITR para imóveis ecológicos
Proposta isenta propriedade quilombola de ITR

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3275/2008

Íntegra da proposta