Política e Administração Pública

Proposta amplia repasse de loterias à Cruz Vermelha

26/06/2008 - 12:34  

O Projeto de Lei 2978/08, do Senado, obriga a Caixa Econômica Federal a destinar 0,15% da arrecadação total dos concursos de loterias federais à Cruz Vermelha Brasileira. Conforme o projeto, o valor repassado à entidade filantrópica será deduzido do montante destinado aos prêmios. Pelo texto, os recursos doados deverão ser aplicados no custeio das atividades operacionais e filantrópicas previstas no estatuto da entidade.

O autor da proposta, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), lembra que a Lei 6.905/81 já prevê a destinação da renda líquida de um concurso da loteria esportiva por ano à Cruz Vermelha. No entanto, segundo ele, esses recursos contribuem pouco para as atividades da instituição.

O senador lembra que a Cruz Vermelha mantém, no Brasil, quatro hospitais, quatro escolas de enfermagem e cursos profissionalizantes nas áreas de saúde pública, artesanato e enfermagem. A entidade possui 14 filiais estaduais e 35 municipais, além da sede no Rio de Janeiro.

Crivella ressalta que a Cruz Vermelha tem por missão prestar serviços de socorro e emergência a vítimas de calamidades públicas, assistência pós-desastre e prevenção de catástrofes. "Só isso já seria suficiente para justificar maior destinação de recursos à entidade", defende.

Tramitação
O projeto tramita em regime de prioridade e será analisado em caráter conclusivo nas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Finanças aprova divulgação de informações sobre loterias
Projeto destina verbas para ligas amadoras de esporte
Projeto destina 2% de loterias para Santas Casas
Fundo da Criança poderá ter recursos de loterias
Estados poderão ter verba de loteria para esporte escolar
Seguridade aprova recursos de loteria para Pestalozzi

Reportagem - Maria Neves
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2978/2008

Íntegra da proposta