Política e Administração Pública

Projeto obriga órgãos públicos a divulgar direitos humanos

24/06/2008 - 11:20  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2941/08, do Senado, que obriga os órgãos públicos a divulgar os direitos fundamentais e os direitos humanos, entre eles os previstos na Constituição, no Estatuto da Criança e do Adolescente, na Convenção Americana sobre Direitos Humanos e outras convenções internacionais.

Conforme a proposta, trechos desses instrumentos legais devem ser incluídos na publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos; nos contracheques dos servidores federais; e na programação das emissoras públicas de rádio e televisão.

A autora do projeto, senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), lembra que a Constituição, em seu artigo 37, já exige da publicidade oficial caráter educativo, informativo e de orientação social. "A configuração da República não se reduz à mera declaração formal de direitos, mas implica a participação ativa do Estado na sua obrigação de difundir ao povo seus direitos, sejam oriundos da Constituição, da legislação infraconstitucional ou dos tratados ratificados pelo Brasil", afirma.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Projeto obriga propaganda de saúde pública em ônibus
Publicidade oficial deverá incluir educação para a saúde
Deputado quer frase educativa em propaganda de veículo

Reportagem - Roberto Seabra
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2941/2008

Íntegra da proposta