Política e Administração Pública

Projeto anistia dívidas de produtores rurais do Nordeste

02/05/2008 - 13:02  

O Projeto de Lei 2756/08, da deputada Sandra Rosado (PSB-RN), prevê anistia integral de dívidas de crédito rural contratadas na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O indulto é válido para dívidas contraídas até 31 de dezembro de 2006.

A anistia não será estendida ao produtor rural que tenha desviado recursos ou que tenha sido caracterizado como depositário infiel. É considerado depositário infiel a pessoa que, após receber a guarda de determinado bem, indevidamente se desfaz dele.

Pelo projeto, o Tesouro Nacional fica autorizado a assumir o ônus financeiro decorrente da anistia aos produtores rurais beneficiados. As garantias vinculadas às dívidas anistiadas ficam liberadas.

Desafios do setor
Sandra Rosado destaca que o agronegócio brasileiro vem aumentando a produção e as exportações, principalmente de grãos, carnes e frutas. Segundo ela, a oferta de crédito a juros fixos, a pesquisa e a geração de tecnologia pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a profissionalização dos produtores têm sido fatores determinantes para esse sucesso.

Entretanto, a deputada argumenta que o setor ainda enfrenta dificuldades devido às condições climáticas e à oscilação do câmbio e dos preços internacionais. "Isso acarreta uma queda notável dos patamares de renda e o aumento dos índices de inadimplência com o sistema bancário", avalia.

A deputada ressalta que a situação no Nordeste é mais grave, por causa das secas periódicas e de crises em relação às safras de produtos como o cacau e a castanha de caju. Entre os problemas registrados, Sandra Rosado cita a superoferta mundial desses produtos, a queda estrutural de preços, os novos concorrentes, as pragas nas plantações e as dívidas crescentes.

A parlamentar lembra que, apesar de já haver legislação que permita a renegociação de dívidas - como a Lei 11.322/06 -, os produtores rurais não têm conseguido resgatá-las.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Frente quer incluir fruticultura em renegociação de dívida
Agricultura aprova liberação de hipoteca rural
Projeto prevê alongamento de dívida rural por até 20 anos
Dívidas de pequenos agricultores poderão ser renegociadas

Reportagem - Adriana Resende/PT
Colaboração - Vicente Melo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2756/2008

Íntegra da proposta