Política e Administração Pública

Frente deverá analisar projetos de combate à corrupção

17/03/2008 - 16:21  

A Frente Parlamentar de Combate à Corrupção reúne-se nesta terça-feira (18) para discutir a sistematização de todos os projetos que tramitam na Casa sobre o tema. Segundo o coordenador da frente, deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), uma das propostas consideradas prioritárias é a que cria condições de acompanhamento on-line de toda execução orçamentária dos órgãos públicos (Projeto de Lei Complementar 217/04).

De acordo com o deputado, a frente pretende sugerir ao presidente Arlindo Chinaglia a criação de uma comissão especial para analisar os projetos de combate à corrupção, e prepará-los para votação em plenário.

Campanha nacional
Também com o objetivo de combater esse tipo de desvio, foi lançada, no domingo (16), a campanha "O que você tem a ver com a corrupção?". Promovida pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público e pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público e da União, a campanha pretende gerar uma discussão nacional sobre como enfrentar a corrupção.

De acordo com o promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, coordenador da iniciativa, a campanha tem dois objetivos principais: combater a impunidade e conscientizar a população, principalmente crianças e adolescentes.

Para Affonso Ghizzo Neto, pequenos atos ilícitos, como furar fila, podem ter como conseqüência uma maior tolerância à corrupção. "A aceitação do pequeno ato de corrupção é aceitação do grande ato de corrupção. Lucrar no troco em uma conta de um restaurante ou não pedir a nota fiscal, por exemplo, são pequenos desvios que podem estabelecer a aceitação do mal que é a corrupção", declara.

Além dos meios de comunicação, a campanha será divulgada de outras maneiras. Uma cartilha será distribuída nas escolas, que poderão também discutir o tema com os alunos por meio de peças teatrais e concursos de redação.

Denúncias pela internet
Outra iniciativa da campanha para o combate à corrupção é a abertura de um canal para que o cidadão possa fazer denúncias. De acordo com Affonso Ghizzo, os ministérios públicos estaduais deverão implementar um link nos portais da internet, em que qualquer pessoa poderá denunciar casos suspeitos de corrupção.

O deputado Paulo Rubem Santiago elogiou a iniciativa. "Essa campanha tem um papel muito importante, porque não apenas volta a tratar o tema da corrupção como prejudicial à sociedade, como também procura atingir um público mais jovem, que são exatamente os futuros cidadãos brasileiros, que poderão ser administradores de empresas públicas, secretários municipais, até parlamentares", ressaltou. De acordo com o deputado, a formação de novos valores tornará possível a ampliação do movimento de combate à corrupção em todo o território nacional.

A reunião da frente parlamentar será às 16h30, na sala de reuniões da Mesa Diretora.

Notícias anteriores:
Projeto aumenta prazo para ações contra improbidade
Estudo: suspeito de corrupção tem taxa de reeleição baixa
Corrupção pode virar crime hediondo
CGU defende prevenção e tecnologia no combate à corrupção

Reportagem - Paula Bittar/Rádio Câmara
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 217/2004

Íntegra da proposta