Política e Administração Pública

Portos do Acre poderão ser incluídos no Plano de Viação

08/02/2008 - 19:11  

O Projeto de Lei 2280/07, do deputado Ilderlei Cordeiro (PPS-AC), inclui no Plano Nacional de Viação (PNV) os portos acreanos de Sena Madureira, Manuel Urbano, Santa Rosa do Purus, Jordão, Feijó, Tarauacá, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Porto Acre, Plácido de Castro, Brasiléia, Xapuri, Epitaciolândia e Assis Brasil. A proposta altera a Lei 5.917/73, que criou o PNV.

Ilderlei Cordeiro explica que a recente Lei 11.518/07, entre várias alterações e acréscimos à legislação vigente, somou à Relação Descritiva dos Portos Marítimos, Fluviais e Lacustres do Plano mais 41 portos, com o objetivo de atualizar o PNV e respaldar futuros investimentos. "Mas deixou de fora localidades importantes para o desenvolvimento do País", argumenta o autor.

Vias de comunicação
De acordo com Cordeiro, os 16 portos acreanos localizam-se às margens de rios sendo que, em alguns casos, são as únicas vias de comunicação existentes na região. Para o deputado, somente por meio da inclusão desses portos no PNV haverá a promoção da economia e do desenvolvimento local, com repercussões "altamente significativas" para o Acre e região Norte.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo nas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Projeto prorroga vigência do Reporto até 2010
Comissão vai mediar ações para melhorias de portos
Associação pede investimentos constantes em portos
Câmara aprova criação da Secretaria Especial de Portos
Debatedores defendem mudanças na gestão dos portos

Da Redação/RT

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2280/2007

Íntegra da proposta