Política e Administração Pública

Comissão rejeita senha biométrica para dados do governo

03/12/2007 - 18:46  

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática rejeitou o Projeto de Lei 1230/07, do deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), que torna obrigatória a identificação biométrica para acesso a bancos de dados dos setores de arrecadação de tributos e de pagamentos da administração pública direta, indireta e fundacional. A tecnologia biométrica é usada para identificar pessoas através de características únicas, como face, íris e impressão digital.

O relator, deputado Jorge Bittar (PT-RJ), foi contrário à proposta. Ele afirma que o projeto é incompatível com a Certificação Digital ICP-Brasil, que permitiu a implantação de mecanismos de acesso lógico às bases de dados e aos sistemas federais. Essa tecnologia, informou, está implantada em órgãos como Secretaria da Receita Federal; Caixa Econômica Federal; e Justiça Federal.

Bittar também observou que o projeto não respeita o princípio da neutralidade em relação às tecnologias, ao mencionar as técnicas de biometria, e que a velocidade com que surgem novas tecnologias pode levar à obsolescência precoce da norma.

O relator ressaltou ainda, como mais um motivo para rejeitar a proposta, que documentos e transações eletrônicas operadas a partir do emprego das técnicas de biometria não têm validade jurídica.

Tramitação
O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1230/2007

Íntegra da proposta