Política e Administração Pública

Projeto tipifica corrupção praticada por empresas

19/10/2007 - 12:20  

O Projeto de Lei 1142/07, do deputado Henrique Fontana (PT-RS), tipifica o crime de corrupção praticado por empresas e indica as penas e medidas administrativas aplicáveis. Fontana explica que não há lei sobre o crime, apesar de ele estar previsto na Constituição. "A cada dia crescem no País os atos de corrupção, destacando-se a participação direta dos entes coletivos, sem que a legislação tenha mecanismos para enfrentar essa realidade", alertou o deputado.

Pelo projeto, pratica corrupção a empresa que, por meio de seus próprios integrantes ou de intermediários, oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público ou agente político para convencê-lo a agir em seu benefício.
Entre as penas para a empresa corruptora, previstas na proposta, estão multa, que pode chegar a 50 vezes o valor da vantagem oferecida ao agente público; perda de bens; proibição de manter negócios com o poder público por até dez anos e dissolução da empresa.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Maria Neves
Edição - Geórgia Moraes

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1142/2007

Íntegra da proposta